top of page
  • Foto do escritorLiliane Mancebo

Cinzelado e Repuxado: você conhece estas técnicas milenares de fazer joias?

Atualizado: 3 de mar. de 2020

Uma das mais belas técnicas de joalheria artesanal é o cinzelado, assim como o repuxado, com gravações em relevo feitas com o cinzel, uma ferramenta utilizada para lindos efeitos!

Vocês sabem que a História da Arte é uma história recheada daquela vivência movida pela curiosidade! Essa curiosidade e espontaneidade resultou em tudo que conhecemos hoje, de técnicas e de acabamentos incríveis para a fabricação de joias. E a joia é um dos elementos mais antigos da civilização, segundo o grande historiador Will Durant (1957).

O Cinzelado é uma técnica muito utilizada na antiguidade por diversos artesãos. Esta técnica permite dar forma a diversos temas trabalhando a parte posterior do metal com os instrumentos específicos, os cinzéis, cujas pontas têm diferentes formatos e cada martelada vai dando forma à composição.

No Repuxado, ao invés, utilizam-se cinzéis e o martelo para dar volume à peça, golpeando a chapa de metal pelos dois lados.

Desde as mais antigas joias da região da Mesopotâmia, como as também provenientes na América Pré-Colombiana, encontram-se belíssimos exemplares dessa técnica que até hoje é muito admirada, e que se mantém de geração em geração no trabalho de ourives, artesãos e joalheiros, seja para as peças em prata, ouro e outros metais.

Podemos observar essas técnicas nas pontas dos bastões, nos detalhes das harpas e outros instrumentos musicais da antiguidade, em brasões e medalhões esculpidos para contar histórias, e os peitorais, braceletes, brincos e anéis criados para fazer brilhar a pessoa que os usasse.

No exemplo, apresentamos uma imagem muito conhecida por todos, encontrada em muitos livros de História da Arte, realizada pelos maiores artesão e artistas jamais superados em sua maestria artesanal - os egípcios.



Essa imagem mostra uma peça proveniente do trono encontrado no túmulo do Faraó Tutankhamon é ricamente manufaturada com o cinzelado e o repuxado. É uma obra datada de aproximadamente 1.350 a.C. que mostra os adornos de cabeça, os peitorais, os braceletes e os adornos para os pés, feitos em ouro, usados tanto por homens quanto por mulheres da realeza, em conformidade com suas crenças; essas criações mostra-nos as rebuscadas formas de representar essas ordens de vida e de arte que envolvem cada detalhe, desde símbolos, escrita, composição e cor, bem como a aprimorada técnica de esmaltação e uso de pedras preciosas nos sulcos feitos no metal.

Quer fazer alguma pergunta sobre essas ou outras técnicas?

Escreve para nosso e-mail: lilianemancebo@gmail.com


6 visualizações0 comentário

Comentarios


logomarca liliane mancebo
logomarca liliane mancebo
bottom of page