top of page
  • Foto do escritorLiliane Mancebo

Joia de Arte: o que é, e como usar?

Uma joia de arte se caracteriza, essencialmente, por marcar o estilo artístico do autor, que também se evidencia nas suas outras formas expressivas, como a pintura, o desenho, a escultura, a arquitetura. Além desta característica, a joia de arte é artesanal, feita com processos manuais aprimorados ao longo de milhares de anos, mas que mantém técnicas que nunca foram perdidas.

Na História da Arte temos muitos artistas que também criaram joias, tais como os espanhois Salvador Dali e  Picasso, e os artistas brasileiros Amilcar de Castro e Aldemir Martins, o arquiteto Roberto Burle Marx, dentre tantos outros grandes mestres. Há centenas e centenas de artistas joalheiros em todo o mundo, em muitas épocas e culturas. 

Ao se pesquisar esse tipo de joias, observamos um modo evidente no traço próprio de cada artista em criar suas joias e coleções. No livro "Guia prático para o desenho de joias, bijuterias e afins", citamos muitos deles. 

Nos melhores livros de referência para a História da Arte, encontram-se infinitos e raros exemplos, e, claro, quando temos a oportunidade de acesso aos mais importantes Museus de Arte do mundo, como o Louvre, em Paris (França), o Museo del Prado em Madri ( Espanha), o Museu Imperial em Petrópolis, Rio de Janeiro (Brasil), o Vitória & Albert Museum em Londres (Inglaterra), ou às publicações de seus acervos, temos o privilégio de ver de perto as mais belas criações em joalheria, já que se diferenciam totalmente das joias comerciais, que seguem padrões tradicionais, e de produções para fabricação em alta escala.

Aliança masculina em prata, com superfície texturizada e levemente oxidada. Autor: Liliane Mancebo / 2020. Título: O quinto elemento. Esse título é uma referência ao mundo da arte, que está além dos quatro elementos primordiais para nosso planeta, que são o ar, a água, a terra, o fogo. 


Na imagem, apresentamos uma joia de arte masculina, com texturas e desenhos diversos em toda a volta, feitos com total liberdade criativa - uma característica muito acentuada nas minhas pinturas em tela.


E como você, pode usar um anel assim? Bem, essa é uma ideia para um anel masculino, parte de uma série de projetos com esse aspecto oxidado, da prata de mais alto teor, e da forma cilíndrica, tais como são as alianças.

Esse é um tipo de anel que pode ser usado com um traje clássico e cujo efeito fica muito, muito, muito interessante, por resultar num alto contraste. Já num traje moderno, fica lindamente arrojado, e depende como cada homem quer mostrar sua personalidade e beleza pessoal. O importante é que cada joia destaque a personalidade de quem a usa, e que o traje destaque com charme e elegância a peça escolhida. 


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


logomarca liliane mancebo
logomarca liliane mancebo
bottom of page