top of page
  • Foto do escritorLiliane Mancebo

Museu do Prado: a segunda Mona Lisa de Leonardo Da Vinci

Atualizado: 3 de mar. de 2020

Encontrada em 2012 por pesquisadores do Museu do Prado, a segunda pintura original do retrato de Lisa Gherardini ou Lisa del Giocondo, é de tonalidades mais coloridas, o semblante ainda mais suave e leve, com detalhes da paisagem de fundo e das roupas muito claras e delicadas. O olhar e a beleza são inconfundíveis e encantadores. Diferentemente da pintura que está no Museu do Louvre,em Paris, a Mona Lisa exposta no Museu do Prado, em Madri,  pode ser vista com tranquilidade, sem filas, sem pressa.

É linda. A genialidade de Da Vinci pode-se ver assim, pelo modo como tudo é feito perfeitamente, desde o tema de fundo, o detalhamento das roupas e da característica da pessoa, e , principalmente a emoção da alma. Provavelmente, só um grande artista em plenitude de todas as suas capacidades, pode pintar outra pessoa assim também com o mesmo tom doce de um belo e sereno sorriso.

De fato, Leonardo da Vinci foi uma das pessoas das artes mais importantes do Alto Renascimento, movimento cultural e artístico nascido em Florença, Itália. Ao contrário dos artistas da época, sua inspiração não vinha da religião e da fé cristã, mas havia da parte dele um grande interesse pela natureza e pelo intelecto humano, buscando incansavelmente o segredo da arte e do universo.

O que se sabe sobre a Mona Lisa, a partir de relatos do próprio artista, é que esta obra foi pintada por encomenda  para a esposa de um comerciante de seda florentino, de nome Francesco dal Giocondo.

Com a técnica do sfumatto utilizada nesta obra, o pintor consegue diluir qualquer traço de contorno, no qual cada cor passa à outra de modo muito tênue, marcando cada forma sutilmente. O genial artista não sabia o quanto seria famosa sua pintura e suas técnicas. A Mona Llisa é considerada a mais importante pintura de retrato de todos os tempos, avaliada em mais de cem milhões de dólares, e a mais vista e apreciada obra de arte.

As inovações de estilo nos retratos de Leonardo alteraram para sempre a história do retrato na arte ocidental. Ele fez tantas coisas impossíveis e extraordinárias de um modo muito natural - simplesmente ele era movido pela curiosidade e amor pelo conhecimento.

Vale à pena conferir sua arte e de tantos outros grande artistas, com entrada franca a partir das 18h todos os dias da semana, exceto feriados e dias santos, no Museu do Prado, de grande e impactante arquitetura neoclássica, que igualmente marca toda a visita à Madri, situado no Paseo del Prado.

Para quem for com bastante tempo, é interessante entrar na livraria no interior do Museu do Prado, e ver um título novo e intrigante: A Segunda Mona Lisa.




Museo del Prado

Paseo del Prado, s/n, 28014 Madrid, Espanha

Fundado 1819

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logomarca liliane mancebo
logomarca liliane mancebo
bottom of page